top of page

Emoções
  Secundário  

Quanto mais espessa for a tua armadura, mais frágil serás

O texto chama a atenção para a importância de a pessoa se libertar das armaduras emocionais, permitindo-se ser autêntica, expressar emoções e enfrentar  com coragem  os desafios da vida.

- medo, defesas emocionais,

insegurança, psicologia -

Controlemos a nossa ira antes que ela nos controle a nós

O texto oferece estratégias úteis para lidar com a ira e agir de forma mais controlada, a fim de evitar reações excessivas e comportamentos agressivos. Aborda aspetos como a importância de tomar consciência das causas da irritação, o reconhecimento dos sinais físicos associados à raiva, a gestão dos pensamentos negativos e a importância de controlar os comportamentos agressivos.

- raiva, cólera, autocontrole,

autodisciplina, psicologia -

Medo e Dominação

 

O texto destaca a importância de se compreender e questionar a influência da visão do mundo centrada no medo e na dominação na nossa sociedade, argumentando que uma mudança em direção a valores de generosidade e de solidariedade pode levar a relações mais saudáveis e a uma sociedade mais harmoniosa.

 - insegurança, egoísmo, solidariedade, cooperação, psicologia -

Carências internas:
o que criticamos nos outros revela muito de nós

O texto aborda o conceito de projeção psicológica, destacando como as nossas próprias inseguranças, carências e defeitos podem ser projetados sobre os outros. Essa projeção é considerada um mecanismo de defesa do ego, uma estratégia inconsciente para preservar a autoimagem e evitar lidar com aspetos dolorosos ou inaceitáveis da nossa própria psique.

- autoconhecimento, autoestima, insegurança, psicologia -

Os homens também choram
 

O texto aborda questões relevantes sobre a construção social da masculinidade, promovendo uma reflexão crítica sobre as expectativas impostas aos homens e encorajando uma aceitação mais ampla da diversidade na expressão masculina.

 - igualdade de género, masculinidade, preconceitos, afetos, psicologia -

Quando as emoções nos dominam,
é preciso respirar

O texto chama a atenção para a importância de equilibrar e gerir as emoções para garantir uma expressão saudável e evitar reações exageradas que possam ter um impacto negativo sobre a autoestima e a autoconfiança. 

- relaxamento, respiração, desenvolvimento pessoal,saúde e bem-estar, psicologia  -

bottom of page