Emoções
1º Ciclo
“Olá” é difícil dizer, por eu tão tímida ser
A história ilustra o processo de superação da timidez, destacando a importância de se dar o primeiro passo e de se conectar com os outros, mesmo que isso possa parecer assustador no início. Enfatiza também a ideia de que a amizade e o apoio das outras pessoas podem tornar a vida mais alegre e gratificante.
- timidez, resiliência, amizade -
O meu medo e eu
O texto refere-se à possibilidade de superação do medo e da solidão por meio da conexão com os outros e da consciência de que todos, de alguma forma, têm seus próprios medos e inseguranças. Lembra também que a empatia e a amizade podem ajudar a superar desafios, e que a solidariedade pode tornar as coisas mais fáceis quando se tem de enfrentar mudanças significativas.
- escola, migrantes, amizade, insegurança -
O novelo de emoções
Esta história transmite uma mensagem essencial sobre a importância de compreender e aceitar as emoções, demonstrando que todas elas são normais e têm um propósito específico. Promove ainda a consciência emocional, incentivando a criança a lidar de forma saudável e construtiva com os seus sentimentos, e capacitando-a para enfrentar as experiências emocionais de forma mais equilibrada.
- autoconhecimento, psicologia -
Quando sinto inveja
Este texto aborda os sentimentos de inveja que podem surgir nas crianças, identificando os pensamentos e emoções associados a essa sensação. Explora a maneira como a inveja pode fazer com que alguém se sinta menos importante, menos amado e até menos capaz em comparação com os outros.
- autoconhecimento, arrependimento, comparação, rivalidade -
A toupeirinha recupera a esperança
A história destaca a importância da esperança, mesmo nas situações mais sombrias, e a ideia de que a atitude positiva e a confiança na renovação podem trazer conforto e força, permitindo que se veja a luz no fim do túnel, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.
- tristeza, esperança, resiliência -
Quando me sinto assustado (a)
O texto procura ajudar as crianças a entender o medo, e a reconhecer as suas manifestações físicas e emocionais, além de oferecer sugestões sobre como lidar com essa emoção de maneira saudável e superá-la com confiança.
- medo, susto, estratégias para lidar com as emoções negativas -
Quando me sinto triste
O texto procura ajudar as crianças a compreender e aceitar os seus sentimentos de tristeza, mostrando maneiras construtivas de lidar com essa emoção e fornecendo apoio para enfrentar situações difíceis.
- tristeza, depressão, desgosto, estratégias para lidar com as emoções negativas -
Tim está assustado
Nesta história, a personagem está convencida de que um monstro assustador se esconde no seu armário. Os pais ligam a luz do quarto e mostram-lhe que isso não é verdade. Mas o que verdadeiramente acalma os seus medos é saber que os pais estarão sempre prontos para o proteger do perigo.
- insegurança, apoio dos pais, estratégias para lidar com o medo -