top of page

Pré-Escolar

A pequena árvore que não queria crescer

A importância de se aceitar as mudanças naturais da vida e de se confiar nos processos de crescimento e de transformação.   

- crescimento, medos, ciclos da natureza -

Olá, Outono!
 

A história expressa a ternura e a magia de uma experiência partilhada entre  avô e neta durante o outono.

- valores humanos, reconhecimento, afetos -

Uma canção para
cada estação

O texto celebra a beleza das quatro estações do ano, destacando os fenómenos naturais, as cores, os sons e as sensações que cada uma traz. 

- Natureza, ciclo das estações - 

Adeus, Verão!
Olá, Outono!

Uma saudação poética, por parte de uma menina, à mudança das estações,  em que se capta o momento de transição entre o verão e o outono.

- interação com a Natureza, animais, bosque -

Joaninha, Joaninha

Este poema celebra a jornada de uma joaninha, retratando poeticamente as diferentes experiências que ela vai tendo ao longo do caminho. 

- Natureza, animais, afetos -

Um passeio pelo prado

A experiência mágica e imersiva de uma criança, que descobre a Natureza e vive uma pequena aventura no prado. 

- Natureza, família e afetos -

Fecha os olhos, pequeno tigre

A história refere o medo natural que a criança sente ao chegar a hora de dormir,  mas mostra que, com o carinho e as palavras tranquilizadoras da mãe, esse medo pode ser superado.

- mãe-filho, medos -

Uma folha
 

O poema destaca a versatilidade e a beleza de uma folha, mostrando como ela pode assumir diferentes formas e funções na natureza. A sua principal mensagem é a celebração da simplicidade e, ao mesmo tempo, da complexidade de uma folha, que vai muito além do que os olhos veem. Ela é berço, abrigo, sombra, alimento, e parte essencial da vida ao seu redor.

- respeito pela Natureza, estações, harmonia -

Um Natal
muito especial

A importância da generosidade, da cooperação e do espírito de união durante o Natal, onde até mesmo os mais improváveis amigos podem se unir em harmonia.

- valores humanos, solidariedade, afetos -

É bom dedicar tempo
 

O texto incentiva-nos a desacelerar e a dedicar algum tempo à contemplação da Natureza, e à apreciação dos pequenos aspetos da vida.

- Natureza, sensibilidade, ternura -

Está prometido!

A história transmite a mensagem de que, mesmo perante perdas ou mudanças, há uma promessa de que as coisas seguirão o seu curso natural e acabarão bem, ainda que o processo seja difícil ou confuso.

- Natureza, amizade, ciclo das estações -

O ursinho e as folhas

Uma história sobre um pequeno urso e sobre a sua descoberta das estações do ano. A forma como ele lida com o cair das folhas, a transição para o inverno e, finalmente, a alegria com a chegada da primavera transmitem-nos uma  mensagem de adaptação e de aceitação das mudanças da natureza.

- Natureza, ciclo das estações, ternura -

Um Natal
muito especial

A importância da generosidade, da cooperação e do espírito de união durante o Natal, onde até mesmo os mais improváveis amigos podem unir-se em harmonia.

(apresentação em diapositivos)

- valores humanos, solidariedade, afetos  -

O presente de Natal do Senhor Ouriço

A história mostra-nos que o verdadeiro espírito do Natal está nas pequenas atenções e no carinho que se coloca em cada gesto, mostrando que um presente simples, mas dado com amor, pode ser o mais significativo.

- Natal, família e afetos, delicadeza, carinho -

O elfo mais pequenino

Uma mensagem sobre a importância de se acreditar em si mesmo e de reconhecer as suas próprias qualidades, independentemente das dificuldades ou das limitações. 

- Natal, autoestima, afetos -

Uma prenda de Natal

Um conto sobre generosidade e espírito de partilha.

(apresentação em diapositivos)

Natal, valores humanos,

amizade, solidariedade -

A Lola vai à biblioteca

Uma história que reforça a importância dos livros e das bibliotecas na formação dos leitores e na criação de laços afetivos através da leitura partilhada.

 

(apresentação em diapositivos)

- família e afetos, mãe-filha, livros,

leitura, biblioteca -

a preencher

a preencher

a preencher

bottom of page